Acepipes

“Acepipe”, por definição, é “uma preparação culinária leve servida antes do prato principal de uma refeição”, sendo também usado como sinônimo de aperitivo, petisco ou tira-gosto. Esse termo engloba uma diversidade de coisas, na verdade – as preparações podem ser muito simples ou mais elaboradas, frias ou quentes, e se hoje são geralmente salgadas, já houve um tempo em que podiam ser doces.

A origem do termo tem relação com o “hors d’œuvre” francês – um prato leve, servido em porções pequenas. Na França, como em grande parte da Europa, desde a Idade Média os grandes banquetes da classe alta contavam com numerosos pratos, entre os quais frequentemente se serviam “aperitivos”. A partir do século XIX estabeleceu-se a tradição de um menu formal, fortemente ritualizado, composto de várias etapas sucessivas (aperitivo, seguido de sopa, hors d’œuvre, entrada, 2 pratos principais, saladas, queijos, sobremesas e digestivo) entre as quais frequentemente se faziam pausas nas quais podiam ser servidos “entre-pratos” (o que nós chamaríamos de belisquetes), ao mesmo tempo em que os convivas eram convidados a jogos e divertimentos. Essa tradição persistiu até o início do século XX, e hoje em dia ainda permanece em ocasiões especiais, especialmente batizados e casamentos. E se você está duvidando que isso realmente aconteça, creia-me, é verdade!! Uma refeição tradicional francesa como essa pode durar horas, não sendo mais reservada às elites, mas fazendo parte da vida social de pessoas comuns, em momentos de festa – que eu vivenciei em algumas ocasiões. As etapas diminuíram e o ritual foi simplificado, mas nem tanto. Os “entre-pratos” desapareceram, mas hoje se faz o “trou normand”, que é tomar entre dois pratos uma dose de calvados (aguardente de maçã típica da Normandia) ou por extensão qualquer outro álcool forte, eventualmente acompanhado de um sorbet de fruta. E até os jogos e divertimentos podem continuar!

Mas voltemos aos acepipes. Com o tempo, a estrutura do menu tradicional francês se tornou menos rígida e o conceito de hors d’œuvre passou a se confundir com os “entre-pratos”, com os aperitivos e até com a entrada. Aqui no Brasil, onde nunca tivemos toda essa formalidade na refeição, se tornou “acepipe”, e é o que muitos de nós chamam de “comidinha” – aquele prato que não faz parte da refeição, mas pode substituí-la.

Nesse espírito, eu reuni nessa seção uma diversidade de receitas salgadas que eu uso em diversas ocasiões – incluindo pastinhas e outras preparações que podem ser servidas com pão ou torradas. Na prática, são pratos que funcionam como aperitivo, entrada, belisquete, petisco informal ou comida de festa, ou mas também podem ser consumidos a qualquer hora do dia – no lanche, no desjejum, no piquenique...


Pasta de berinjela

Alho confitado

Quiabo assado

Sementes de abóbora