Conservação de geleias, doces e compotas

INGREDIENTES

  • vidros herméticos
  • uma panela grande para esterilizar
  • geleia, doce ou compota de frutas

 

MODO DE FAZER

  1. Antes do envase, imergir completamente os vidros e tampas em água fervente
  2. Deixar ferver por 5 minutos para esterilizar
  3. Depositar sobre um pano limpo; esperar secar
  4. Ao envasar, encher os vidros com a geleia ou doce ainda bem quente – encher até a borda, não deixando nenhuma bolha de ar; se necessário, cutucar com um palito para tirar as bolhas
  5. Fechar o pote imediatamente e virar de cabeça para baixo
  6. Só desvirar depois de esfriar
  7. Anotar em cada vidro o conteúdo e a data de envase
  8. Armazenar em local fresco, seco e escuro
  9. Após aberto, conservar em geladeira

 

  • Há quem recomende fazer a esterilização dos vidros no forno ou no microondas, mas eu nunca tentei, e honestamente acho mais complicado. No forno, tem que tomar muito cuidado para não quebrar os vidros pelo calor. No microondas, não é possível esterilizar as tampas. O método da fervura é totalmente seguro, por isso é o que eu recomendo.  

 

A fórmula de fazer geleia com pouco açúcar foi aprendida com minha mãe (veja comentários na aba da categoria - aqui), mas a técnica de conservá-las por anos sem precisar de geladeira e sem nenhuma alteração de sabor, eu trago da França.

Embora seja recomendável consumir doces e geleias em no máximo um ano, se bem preparadas elas podem se conservar por muito mais tempo – eu já abri geleias com mais de 5 anos de prateleira e ainda perfeitas.

Para isso, você só precisa de vidros de fechamento hermético – qualquer vidro de conserva reaproveitado funciona, mas é preciso que a tampa esteja em bom estado. É indispensável esterilizar bem os vidros, para evitar qualquer contaminação (veja ao lado o passo a passo de como fazer).

O segredo para a conservação é encher bem o vidro até a borda, fechar em seguida e deixar de cabeça para baixo até esfriar. Este procedimento cria um vácuo no interior do pote, e é isso que ajuda a preservar. É uma técnica antiga e muito tradicional, que eu mesma venho usando há muitos anos. Se você seguir todas as recomendações direitinho, não tem erro!