Okara (resíduos de leite)

O que fazer com os resíduos da produção de leite? Não há nenhuma razão para descartar este alimento, tão saboroso quanto o leite que foi extraído...

As okaras (termo inicialmente cunhado para designar os resíduos do preparo do leite de soja, mas que por extensão hoje é usado para os resíduos da produção de leites vegetais em geral) são ricas em fibras solúveis e muitos nutrientes, e podem ser aproveitadas de muitas maneiras. A okara da maior parte dos tipos de leite, seja fresca, dessecada ou congelada, pode ser usada na produção de farofas e pastinhas, ou integrar a produção de pratos doces e salgados, como burgeres, bolos, biscoitos, barras de cereais, granola, pudins e outros.

Da mesma forma, praticamente qualquer okara pode ser desidratada para a fabricação de farinhas, que se conservam mais tempo e também podem ser utilizadas nas mesmas funções. Veja a seguir alguns usos e formas de conservação.

 

Okara fresca

  1. Após a fabricação do leite, passar a okara ainda úmida por uma peneira não muito fina ou amassar com um garfo para soltar os grumos (etapa opcional)
  2. Utilizar a okara imediatamente
  3. ou:  Congelar e utilizar quando necessário

 

Farinhas (okaras desidratados)

  1. Após a fabricação do leite, passar a okara ainda úmida por uma peneira não muito fina ou amassar com um garfo para soltar os grumos (etapa opcional)
  2. Colocar a okara em uma assadeira grande; espalhar bem formando uma camada fina
  3. Levar ao forno baixíssimo até secar; revolver regularmente
  4. Conservar ao abrigo da luz e da umidade; utilizar em qualquer receita

 

Outros usos

  • Pastinhas  – usar qualquer okara de oleaginosa ou okara de aveia em flocos; misturar com azeite, sal e temperos diversos, como ervas e especiarias, alho, cebola, azeitona, tomate, shoyu etc.
  • Manteiga – usar qualquer okara de oleaginosa
  • Ricota – produzir diretamente com okara de castanha de caju
  • Arroz de coco ou de castanhas – utilizar okaras de coco ou de castanhas (o sabor ficará menos intenso do que usando as sementes inteiras)
  • Sopa de okara – pode ser preparada com qualquer okara, de oleaginosas ou cereais, desde que não tenha cascas e não seja muito fibrosa; fica especialmente bom com okara de milho