Abacate com vinagrete

INGREDIENTES

  • 1 abacate pequeno
  • vinagrete a gosto

MODO DE FAZER

  1. Cortar o abacate ao meio e retirar o caroço
  2. Servir os abacates abertos em pratos de sobremesa
  3. Temperar com vinagrete à mesa

🌱 Se não for usar o abacate inteiro imediatamente, conservar uma metade na geladeira com o caroço dentro, bem coberto por um paninho encerado ou outro material impermeável, para não oxidar

 

Aqui no Brasil o abacate é considerado uma fruta, e tradicionalmente consumido como doce – em vitaminas, cremes, ou somente o abacate com açúcar e limão, como tantas vezes fiz quando era pequena. Para nós isso é tão natural que ficamos muito surpresos com o espanto de certos estrangeiros ao descobrir essas delícias da nossa culinária. E no entanto isso acontece bastante, porque em muitos países do mundo o abacate é um “legume” que se consome em pratos salgados. Desses pratos, o mais conhecido aqui é o guacamole, que você com certeza já provou. Minha mãe comia fatias abacate com arroz e feijão, e fica maravilhoso!! Em toda a América Latina é comum colocar abacate no sanduíche, na salada, na sopa, ou recheá-lo com legumes variados para uma refeição. O mesmo acontece na Europa, onde o abacate é estrela de uma infinidade de pratos salgados, e quase ninguém sabe que ele pode ser comido doce.

De todas as formas de se comer abacate, na França, com certeza a mais comum é apresentá-lo como entrada. Nos almoços em família, ele é servido de forma muito simples: apenas aberto no meio, sem a semente, e com uma colherada de vinagrete francesa no meio. Geralmente se serve um “avocado” por pessoa – sendo esse abacate pequeno a variedade mais comum nos mercados de lá. Aqui no Brasil, no entanto, o abacate grande é mais comum, e por isso costumamos escolher os menores para isso e comer apenas uma metade por pessoa. Claro que você pode dividir mais, mas aí perde o charme de poder colocar o molho no buraco da semente e usar a própria casca do abacate como recipiente. É charmoso, muito nutritivo, e muito delicioso! Experimente!