Polpa de maracujá

INGREDIENTES

  • polpa de maracujá (quantos quiser)

MODO DE FAZER

  1. Bater a polpa de maracujá no liquidificador (sem água) por alguns minutos
  2. Coar em uma peneira ou no coador de pano
  3. Conservar em geladeira por até 3 dias

Para congelar:

  1. Colocar a polpa em saquinhos ou em forminhas de gelo
  2. Levar ao congelador
  3. Se desejar, após endurecer desenformar os gelos de maracujá e transferir para outro recipiente (pode também ir desenformando aos poucos)
  4. Conservar no congelador
  5. Usar quando necessário para fazer suco ou outras preparações
  6. Se você não ligar para as sementes, a polpa fica ainda mais fácil de preparar. Basta bater no liquidificado e usar ou congelar direto. Eu faço dos dois jeitos, e gosto igual.

 

NOTA: Se você não ligar para as sementes, a polpa fica ainda mais fácil de preparar. Basta bater no liquidificado e usar ou congelar direto. Eu faço dos dois jeitos, e gosto igual.

 

O maracujá é uma fruta maravilhosa, não acham?

Existem diversas variedades desse fruto que é produzido por plantas do gênero Passiflora, todas nativas da América. Suas flores são tão lindas que é um encanto de olhar. Não se sabe muito bem onde ele foi domesticado, mas existem diversos centros de origem possíveis, os principais sendo a Mata Atlântica, cerrado, Amazônia, o norte da América do Sul e os Andes (Villamil Montero, 2017). Existem registros de uso de maracujá desde cerca de 9000 anos antes do presente, na Amazônia Colombiana (Morcote-Ríos et al., 1998).

Os frutos são riquíssimos em vitamina A, C e do complexo B, além de minerais. São muito conhecidos como calmante, mas a verdade é que apresentam inúmeras propriedades medicinais, reconhecidas tanto por populações tradicionais como pela medicina acadêmica.

O nome “maracujá” vem do tupi “mara kuya”, que significa “fruto na cuia”. E tem coisa mais gostosa que comer o maracujá de colher, direto da casca? Essa é a forma que eu mais gosto, mas maracujá é muito versátil, e eu uso para muitas outras coisas também: para fazer sucos, vitaminas, doces (como a mousse de maracujá, um dos meus doces preferidos), bolo, e até molho para salada!

E o que de melhor do que ter sempre uma polpa de maracujá na geladeira ou no freezer, pronta para ser usada na hora que você quiser, mesmo quando essa fruta já tiver saído de época?

Preparar a polpa permite ter um suco concentrado na geladeira e ir diluindo aos poucos, ou então congelar para que ele dure por mais tempo ainda. Serve para suco, e serve como base para qualquer outra preparação. Tão fácil de fazer que você nunca mais vai pensar em comprar suco de garrafa no supermercado...

 

Suco de maracujá

  1. Diluir a polpa na proporção de 1 parte de suco para 5-6 partes de água (ou a gosto)
  2. Adoçar se desejado
  3. Servir com gelo