Sopa de feijão com folhas de beterraba

INGREDIENTES

  • 1 porção de feijão já cozido
  • 1 maço de folhas de beterraba 
  • 1 porção da massa de sua preferência (espaghetti, fusilli, talharim, soba etc.) – crua ou já cozida (opcional)
  • 2-3 dentes de alho
  • 1 ramo de louro (opcional)
  • 1 c.c. de sal marinho 
  • azeite para refogar

MODO DE FAZER

1.    Cortar as folhas em tiras finas ou pedaços pequenos; reservar
2.    Picar ou amassar o alho
3.    Refogar o alho no azeite 
4.    Colocar o feijão; refogar
5.    Cobrir com água até o dobro do volume
6.    Juntar o sal e o louro
7.    Deixar ferver
8.    Juntar a massa
9.    Esperar ferver novamente
10.   Juntar as folhas 
11.   Deixar cozinhar por alguns minutos para amaciar
12.   Servir pura ou acompanhada de molho ou pasta de pimenta

 

Beterrabas geralmente chegam para a gente sem folhas, mas em feiras, especialmente as agroecológicas, é frequente encontrá-las em rama. Muita gente descarta essas folhas, mas elas são uma verdura deliciosa, e dá para fazer muita coisa com elas. Desde um simples refogado até saladas, quiches, tortas, sopas...

A beterraba é chamada de raiz tuberosa, mas mais especificamente, ela é originada do engrossamento de uma parte do caule. Existem inúmeras variedades, todas pertencentes à mesma espécie: Beta vulgaris. A beterraba roxa é a mais comum aqui, mas ela pode ser vermelha, amarela, branca ou listrada, além da beterraba forrageira, e até açucareira. Na Europa, a maior parte do açúcar consumido é feito com beterraba. E na França, existe uma verdura muito apreciada que na verdade é mais uma variedade de beterraba – aqui ela é chamada “acelga portuguesa”. O ancestral selvagem de todas elas é uma espécie europeia bastante comum em beiras de praia (Beta maritima), que também é comestível e costuma ser chamada de “espinafre selvagem”. E sim, ela é um parente do espinafre europeu! Mas ele por sua vez é diferente do nosso, tem folhas maiores e pertence a outra família botânica, embora o gosto seja parecido.

As folhas de beterraba hoje em dia são consideradas PANC, mas houve um tempo em que não era assim. A primeira planta domesticada foi como verdura, e só mais tarde apareceram as variedades com tubérculos. Então nada mais natural do que adotá-la novamente como verdura, não acha? Ela pode ser usada exatamente como o espinafre em qualquer preparação, e as folhas mais novas podem ser comidas cruas, em salada.

Mas a minha forma preferida de preparar folhas de beterraba é essa sopa!! Não só é muito nutritiva, como fica deliciosa, e ainda por cima, linda! De comer com os olhos e encantar o paladar!