“Talco” de amido

INGREDIENTES

  • amido de milho ou de mandioca

MODO DE FAZER

  1. Conservar o amido de milho ou de mandioca em um vidro fechado hermeticamente
  2. Usar um chumaço de algodão ou um ecopad para aplicar 

 

Você costuma usar talco? Ou conhece alguém que usa?

Seja para bebês, crianças, pessoas adultas ou pessoas idosas, existem muitos usos para o talco. Os principais costumam ser evitar assaduras e brotoejas e reduzir odores nos pés ou nas axilas, mas há quem use após a barba ou a depilação, e outros.

Mas você sabia que o talco pode ser nocivo para a saúde? O talco na natureza se encontra na forma de rochas. Ele é minerado e reduzido a um pó muito fino, o qual tem as propriedades de absorver umidade, absorver odores, servir como lubrificante e adstringente para a pele. Por outro lado, diversos estudos sugerem que o talco pode estar associado a problemas respiratórios, câncer do pulmão, câncer do ovário e outros. Embora muitas pessoas argumentem que esses estudos nunca foram comprovados, cabe lembrar que o talco é uma substância quimicamente muito semelhante ao amianto, um material que reconhecidamente causa diversos problemas de saúde, especialmente câncer do pulmão.

Mas não é só isso. Muitos dos pós de tipo talco (como talcos para bebê ou polvilhos antissépticos) contém não apenas esse mineral, mas diversas outras substâncias, como perfumes, conservantes, substâncias fungicidas e bactericidas, e outros. Essas substâncias não apenas podem causar alergias e irritações da pele, como algumas delas estão associadas a problemas de saúde mais graves.

Ou seja, apesar de ser muito útil, usar talco tem uma série de riscos para a saúde, além de implicar em aumento da poluição, uso de plásticos e uma pegada ecológica que pode ser bastante alta.

No entanto, existe uma alternativa natural, segura, barata e de fácil acesso: amido de milho!! Ou polvilho doce, que é amido de mandioca. O amido protege contra o atrito e a umidade que podem causar assaduras e outras irritações, alivia o incômodo da brotoeja, tem efeito emoliente e calmante sobre a pele irritada, e para algumas pessoas funciona até como desodorante. É mágico!

Para mim é uma receita de família. Aprendi com minha mãe, que por sua vez aprendeu com a mãe dela, ou seja é um desses “truques” que são passados de mães e pais para filhas e filhos – mas, o que é melhor, um truque aprovado por pediatras. Na nossa família, o amido vem sendo usado há muitas décadas e várias gerações, sempre com excelentes resultados. Vale a pena experimentar!