Molho de hibisco

INGREDIENTES

  • 1 maço de folhas de hibisco
  • 1 quiabo grande
  • 1 c.cf. de sal
  • 1 c.c. de suco de limão
  • 1 filete de azeite de pimenta (a gosto)

MODO DE FAZER

  1. Lavar as folhas; cortar e retirar os cabos
  2. Juntar as folhas e os quiabos em uma panela pequena; cobrir com água
  3. Ferver por cerca de 15 minutos
  4. Escorrer; descartar a água
  5. Esmagar e bater com um garfo até formar um filme branco por cima, com aparência e textura uniformes
  6. Juntar sal, suco de limão e azeite de pimenta
  7. Servir frio ou quente

 

Esse molho de hibisco foi desenvolvido por nós com base em uma receita tradicional do Senegal e de outros países do oeste da Africa que eles chamam de “beugueuthie” ou “molho bissap”. Originalmente, a receita é feita com folhas de vinagreira, mas como eu não tenho essa planta em casa, fazemos com folhas de hibisco, que também são comestíveis e têm propriedades semelhantes.

A vinagreira (Hibiscus sabdariffa) é uma planta nativa da África, mas atualmente cultivada em diversas partes do mundo, sendo muito comum aqui no Brasil também. Dela se aproveitam as folhas, que entram em diversas receitas, ou os botões florais secos, que compõem o popularíssimo chá de hibisco.

O que nem todo mundo sabe, no entanto, é que outras espécies de hibisco também produzem folhas e flores comestíveis. Todas essas plantas ornamentais que a gente chama de “hibisco”,  “graxa-de-estudante” ou “brinco-de-princesa”, por exemplo, podem ser usadas. As folhas podem ser consumidas nessa e em outras receitas, e as flores ficam incríveis para enfeitar a salada ou outros pratos.

Nesse molho, as folhas de hibisco são combinadas com quiabo, que dão uma maior cremosidade à preparação, mas você pode fazer sem ele. Só vai precisar bater um pouco mais. De um jeito ou de outro, o resultado é um molho meio gosmento, porque tanto o quiabo como as folhas têm bastante mucilagem, então é para quem aprecia. Se você não tiver problema com essa textura, vale muito a pena tentar, pois o sabor é delicioso e funciona com um acompanhamento maravilhoso para pratos diversos, como arroz, aipim, legumes assados, massas e outros.

 

🌱 Qualquer folha pode ser usada nessa preparação, mas as folhas mais jovens são mais macias, e consequentemente mais fáceis de amassar

🌱 Fazendo uma quantidade maior, é possível bater no liquidificador