Leite de coco

INGREDIENTES

  • 50 g de coco descascado (c. ½ coco seco pequeno)
  • 1 l de água

MODO DE FAZER

  1. Quebrar o coco; retirar a casca; lavar bem os pedaços em água corrente
  2. Cortar em pedaços pequenos
  3. Juntar os pedaços com a água no liquidificador
  4. Bater até triturar completamente
  5. Coar em uma peneira fina ou espremer em um coador de pano
  6. Servir/usar imediatamente ou conservar em geladeira em uma garrafa de boca larga

 

LEITE DE COCO CULINÁRIO

  • 1 coco seco médio (c. 300 g de coco descascado)
  • 300 ml de água

MODO DE FAZER

  1. Quebrar o coco; retirar a casca; lavar bem os pedaços em água corrente
  2. Ferver a água
  3. Juntar os pedaços de coco com a água quente
  4. Deixar descansar por alguns minutos
  5. Bater no liquidificador até triturar completamente
  6. Coar em uma peneira fina ou espremer em um coador de pano
  7. Usar imediatamente, congelar ou conservar em geladeira por até três dias

 

O leite de coco é um do mais populares. Não por acaso, pois também é um dos mais acessíveis e fáceis de fazer. Ele não depende de germinação, por isso é bastante rápido, a única dificuldade sendo tirar a casca dura do coco seco – mas isso você vai ver que também pode ser um processo muito simples (veja a dica abaixo)!

O coco (Cocos nucifera, Arecaceae) é rico em vitaminas do complexo B, C e E, cobre, ferro, fósforo, magnésio, selênio, potássio e zinco. Embora não seja uma planta nativa (ele é originário do sudeste da Ásia), ele se aclimatou muito bem em toda a América tropical. Hoje é praticamente um patrimônio nacional, entrando na preparação de várias comidas típicas.

Se você procurar na internet, verá que muitas receitas recomendam fazer esse leite com água quente. No entanto, isso o torna mais gorduroso, o que eu pessoalmente não aprecio (e acho menos saudável). Por isso vou apresentar abaixo duas receitas que para mim são bem diferentes. O leite de coco para beber eu faço com apenas 50 g de coco descascado para cada litro de agua fria. É a proporção que eu considero ideal, em que ele fica saboroso, mas não muito forte nem muito gorduroso (mas você pode, é claro, adaptar para o seu paladar). Para o leite de coco “culinário”, ou seja, para cozinhar, eu uso geralmente um coco inteiro com a mesma proporção de água quente. Aqui, sim, a água quente é importante pois ajuda a retirar a gordura e assim produzir um leite bem encorpado.

Para conservar esse leite culinário eu costumo usar a técnica do cubo de gelo: congelo o leite em formas de gelo, depois desenformo e guardo no próprio congelador em um saco plástico ou outro recipiente. Desse modo eu tenho sempre gelinhos de leite de coco à disposição e na quantidade certa para preparar bobó, moqueca, curry, bolo de aipim e vários outros pratos, doces e salgados!

Com o resíduo que sobra, eu faço coco ralado, o qual por sua vez também entra em diversas receitas. Tudo se aproveita!!

Enfim, seja para beber, seja para cozinhar, leite de coco é tudo de bom! Aqui em casa não deixo faltar.

 

🌱 Ao contrário do que se pensa, descascar um coco pode ser tarefa extremamente fácil. Depois de abri-lo com um saca-rolhas e retirar toda a água, esquentar o coco na boca do fogão a gás por cerca de 2 minutos, virando-o regularmente para que toda a superfície seja chamuscada (alternativamente, deixá-lo no forno alto por 5-10 minutos). Em seguida, é só colocar o coco no chão ou sobre uma superfície dura (sobre um tecido limpo), quebrar com um martelo, e separar a polpa da casca externa usando uma faca pequena. Usando o aquecimento no fogo, todo o processo leva cerca de 10 minutos

🌱 Após aberto, o coco precisa ser usado rapidamente para não azedar, mas pode ser mantido por até 3 dias se conservado na geladeira totalmente imerso na água filtrada