Trufas

INGREDIENTES

  • 250 g de chocolate em barra com alto teor de cacau
  • 100 g de creme de leite vegetal
  • cacau em pó para enrolar

MODO DE FAZER

  1. Quebrar o chocolate em pedaços; transferir para uma tigela de vidro
  2. Derreter em banho-maria ou no microondas
  3. Misturar o chocolate derretido e o creme de leite
  4. Se desejar perfumar as trufas, acrescentar um ou vários dos ingredientes sugeridos abaixo; variar os sabores conforme sua imaginação (Pode-se dividir o volume da massa em duas ou três partes e temperar cada uma com um sabor diferente - neste caso, lembre-se de dividir proporcionalmente as quantidades sugeridas)
  5. Misturar bem a ganache até ficar cremosa e homogênea
  6. Deixar endurecer na geladeira por cerca de 20 minutos
  7. Polvilhar cacau, canela, outro ingrediente ou uma mistura deles em um prato
  8. Retirar pequenas porções da massa com uma colher de chá
  9. Formatar cada trufa entre as palmas das mãos; não precisam ficar muito regulares (untar as palmas com óleo de coco ou outra gordura vegetal ajuda a não grudar)
  10. Enrolar no pó para recobrir
  11. Depositar em outro prato ou travessa
  12. Deixar secar alguns minutos antes de empilhar
  13. Conservar em um recipiente fechado, na geladeira – retirar da geladeira alguns minutos antes de consumir

 

Trufa tradicional: misturar 1 c.c. de extrato de baunilha na ganache

Trufas alcóolicas: misturar 1 c.s. de whisky, rum, cachaça, ou outra bebida alcoólica a gosto na ganache

Trufas de café: misturar 2 c.c. de café solúvel na ganache

Trufas de canela, gengibre ou cardamomo: misturar 1 c.c. de canela, gengibre ou cardamomo em pó na ganache

Trufas de coco: misturar um punhado (a gosto) de coco ralado na ganache

Trufas de especiarias: misturar 1 c.c. de especiarias em pó, misturadas (e.g. canela, cardamomo, cravo, noz moscada, gengibre etc.) na ganache

Trufas de laranja: misturar 1 c.c. de essência de laranja ou 1 c.s. de licor de laranja na ganache

Trufas de nozes, amêndoas, avelãs ou castanhas: misturar um punhado (a gosto) de nozes, amêndoas, avelãs ou castanhas bem trituradas na ganache; alternativamente, quebrar as frutas secas em pedaços grandes ou deixá-las inteiras e enrolar a trufa em torno de cada pedaço

Trufas de pimenta: misturar ½ c.c. de pimenta em pó ou algumas gotas de óleo de pimenta na ganache

 

Hoje em dia, muitos doces são chamados de “trufas”, mas por definição a trufa é feita somente com ganache (uma mistura de chocolate derretido com creme de leite) temperada, podendo ou não ser mergulhada em uma calda de chocolate quente para endurecer, e recoberta com cacau em pó. Se usar qualquer outro recheio, é “bombom”.

As trufas geralmente têm formato irregular, e ao serem recobertas com cacau ficam com um aspecto semelhante ao das trufas negras, um cogumelo subterrâneo nativo do sul da Europa que tem odor intenso e é um dos mais caros do mundo – e por isso o seu nome.

Existem várias histórias que contam a origem das trufas, muitas delas atribuindo sua invenção a um erro, mas todas as fontes francesas que consultei são unânimes em afirmar que a receita foi criada em 1895 em Chambéry, uma cidadezinha dos Alpes Franceses, por Louis Dufour. Esse confeiteiro teria ficado sem ingredientes para produzir seus doces de fim de ano e, se recusando a pedir produtos aos concorrentes, decidiu misturar creme de leite ao chocolate para “render”, inventando assim a receita que se tornou um clássico de fim de ano em toda a França, sempre presente nas mesas de Natal e Réveillon.

É uma receita excelente para se fazer com crianças e também para presentear. Eu aprendi na França, onde as trufas eram uma tradição de família na época do Natal. Nossa receita nunca levou o banho de chocolate derretido, e só muito recentemente vim a descobrir que podia levar. Continuei fazendo trufas quando voltei ao Brasil, e inúmeras vezes fiz com meu filho para presentear familiares e amigos. Inclusive, são perfeitas também na Páscoa, por que não?

Fazer trufas veganas é muito simples, bastando para isso usar creme de leite vegetal. Existem versões comerciais que hoje em dia são até fáceis de encontrar nos supermercados, mas pessoalmente não gosto, pois além de evitar industrializados acho que têm um sabor estranho. Mas fazer um creme de leite caseiro e saboroso também é extremamente fácil, e eu ensino aqui nesse site.

Décadas se passaram e fazer trufas continua sendo uma curtição familiar. Aqui volta e meia ainda fazemos. Chocolate se pode comer em qualquer época, e nunca vimos razão para restringir esse prazer a datas específicas. Uma de nossas diversões é variar o sabor da ganache (tem várias ideias abaixo) e variar também o tipo de cobertura, misturando cacau e canela em pó ou substituindo o cacau por canela, pimenta em pó ou em flocos, nozes ou castanhas picadas, coco ralado ou outro. Geralmente no final misturamos tudo, então cada trufa é uma surpresa, e isso só aumenta o encanto.

A receita é à prova de erros. Trufas são muito fáceis de fazer, bonitas, elegantes e deliciosas! Sucesso garantido!