Vitaminas

INGREDIENTES

  • 1 copo (300 ml) de leite vegetal ou iogurte vegano
  • 1 fruta, legume, folha ou porção – maçã, pera, manga, mamão, kiwi, melancia, morango ou outra fruta vermelha, cenoura, beterraba, yacon, couve, manjericão, cariru etc. (usar a fruta/legume de sua preferência ou uma mistura delas)
  • 1-2 banana madura
  • 2 pedras de gelo
  • 1 disco de gengibre e/ou açafrão
  • 1 c.cf. de canela em pó (a gosto)
  • 2 c.c. de sementes de linhaça

MODO DE FAZER

  1. Descascar, cortar ou preparar a fruta, folha ou legume de acordo com o caso
  2. Bater todos os ingredientes no liquidificador por 2-3 minutos ou até homogeneizar
  3. Servir gelado

 

Vitaminas são um must aqui em casa. Excelentes no desayuno, são ótimas também para o lanche da tarde ou até uma ceia noturna. Podem ser feitas com qualquer leite vegetal (de cereais, oleaginosas ou outros), e na falta de leite pronto, pode-se simplesmente bater todos os ingredientes com água e 1 colher de sopa de aveia em flocos. Sempre que possível, dê preferência a um leite feito com sementes germinadas (ou frescas), pois são de longe os mais saudáveis, e frequentemente os mais saborosos.

Além do leite, banana é o outro ingrediente básico nas nossas vitaminas. Ela atua como espessante, e adoça a preparação. Se desejar, você pode substitui-la por açúcar, melado, ou outro agente adoçante de sua preferência, mas eu pessoalmente não gosto, e prefiro evitar tanto quanto possível. A quantidade de bananas a ser usada depende do tamanho das frutas, da madurez, e de sua preferência; quanto mais bananas, mais cremosa será a vitamina; quanto mais maduras, mais doce.

Há outros ingredientes que, embora opcionais, também consideramos imprescindíveis. E não apenas por serem saborizantes, mas inclusive por suas propriedades medicinais. São eles: o gengibre, por ser estimulante (estimula a circulação sanguínea), digestivo e anti-inflamatório, além de ajudar na eliminação de toxinas e na prevenção da enxaqueca; o açafrão-da-terra (ou cúrcuma), que além de digestivo e anti-inflamatório tem propriedades antialérgicas, melhora a imunidade, inibe gases intestinais e tem efeito antioxidante; a canela, que é estimulante (acelera o metabolismo), digestivo e anti-inflamatório, tem antioxidantes, e é considerada como uma importante aliada na redução do colesterol, diminuição do açúcar no sangue e prevenção de doenças neurodegenerativas; e a linhaça, que além de ser altamente nutritiva e proteica, é fonte importante de ácido alfa-linolênico (um ômega-3), atua na regulação do colesterol, da pressão arterial e dos níveis de açúcar no sangue, e é recomendada como tratamento natural para a atenuação dos sintomas da menopausa e da síndrome seca. Lembrando que, se usar açafrão, é importante acrescentar também um pouco de pimenta do reino (eu uso uma pitadinha, moída na hora); isso porque a piperina da pimenta melhora a absorção da curcumina do açafrão, aumentando sua biodisponibilidade.

Mas é claro que, mais que tudo isso, o importante é que seja saboroso. E é! Temos várias receitas que alternamos no dia a dia, e apresento algumas aqui. Mas são apenas ideias, e você pode trocar ou omitir ingredientes, inventar novos, enfim, variar à vontade.

Importante é que, não importa a combinação escolhida, a vitamina é não só um saboroso alimento, como nos ajuda a cuidar da saúde e a nos manter saudáveis e bem dispostos.