Detergente para louças

INGREDIENTES

  • 100 g de sabão de coco ou palmiste em barra
  • 1 litro de água
  • 50 ml de álcool
  • 20 g (2 c.s.) de bicarbonato de sódio
  • 50 g (4 c.s.) de açúcar branco ou mascavo
  • 10 gotas do óleo essencial de sua preferência (limão, laranja, eucalipto etc.)

MODO DE FAZER

  1. Ralar o sabão em um ralador grosso ou processador ou raspá-lo com uma faca
  2. Juntar o sabão ralado com a água em um recipiente ou panela de material neutro (vidro, ágata, aço inoxidável, cerâmica)
  3. Levar ao fogo muito baixo ou aquecer em banho-maria em fogo muito baixo por cerca de 15 minutos, mexendo frequentemente
  4. Desligar o fogo
  5. Acrescentar açúcar, bicarbonato de sódio e álcool; misturar bem
  6. Deixar esfriar alguns minutos
  7. Acrescentar os óleos essenciais; misturar bem
  8. Deixar repousar por cerca de 1 hora
  9. Transferir para recipientes adequados ao uso; conservar em local fresco e seco

 

  • Se quiser ou precisar de um detergente mais suave, substitua o álcool por vinagre e elimine o bicarbonato de sódio da receita

 

Em outros posts neste site eu falo bastante sobre sabonetes, e dou várias informações sobre sabões de modo geral. Mas a gente usa sabão em várias esferas da vida, e a cozinha é uma das principais.

Detergentes de louças, geralmente, contém uma diversidade de produtos químicos, como perfumes e corantes artificiais, emulsificantes, agentes de espuma, removedores de manchas, silicatos, alcalinizantes, fosfatos, e muitos outros... Muitas dessas substâncias têm origem petroquímica e podem ser irritantes para a pele e até perigosas para a saúde, atacando mucosas e sistema digestivo em caso de ingestão – mesmo que seja dos mínimos resíduos –, e especialmente para aquelus que já têm predisposição alérgica. Alguns desses aditivos são apontados como tóxicos e potencialmente cancerígenos. Isso sem contar com o fato de que quase todos são poluentes, raros são veganos, e a maior parte deles faz testes em animais.

Para evitar tudo isso, eu adotei a mesma solução já relatada: sabão de coco ou um sabão artesanal diluído em água, acrescido de açúcar para reduzir o pH e, neste caso, de bicarbonato de sódio (para aumentar o poder de limpeza) e álcool (para ajudar a dissolver o bicarbonato, evitando precipitação depois de frio, e evitar manchas na louça). O resultado, mais uma vez, é um detergente suave, que não resseca a pele e tem alto poder de limpeza.

A consistência do detergente assim produzido, no entanto, é bastante líquida, e está longe da viscosidade a que estamos acostumados. Isso faz com que aos primeiros usos a gente tenha tendência a derramar demais, mas realmente não precisa. Uma pequena quantidade já é altamente eficiente e limpa muito bem.

Além de ser excelente na cozinha, ele pode ser usado também para limpeza geral, no banheiro, substituindo o limpador multiuso, e onde mais for necessário usar um agente limpante.

Uma curiosidade, é que em temperaturas mais frias ele tende a ficar muito viscoso e quase solidificar, mas basta agitar o frasco para aumentar a fluidez. Isso não é um problema e não afeta em nada sua eficiência.