Esponja vegetal

INGREDIENTES

1 pedaço de bucha vegetal

MODO DE FAZER

  1. Usar a bucha vegetal em substituição à esponja sintética
  2. Ferver ou mergulhar a esponja em uma solução de água sanitária diluída uma vez por semana para desinfectar e aumentar a durabilidade
  • Como para qualquer esponja, enxague sempre muito bem após cada uso e mantenha-a seca. O acumulo de resíduos de sabão e a umidade estimulam a proliferação de bactérias e podem transformar a sua esponja em foco de contaminação.

 

A esponja de lavar louça é possivelmente o problema mais sério a ser pensado na cozinha. Composta por uma mistura complexa de materiais plásticos, ela não só tende a ser um verdadeiro meio de cultura para bactérias como é extremamente difícil de reciclar. Sim, existem atualmente vários programas de reciclagem, mas a verdade é que não só a imensa maioria da população não tem acesso a esses programas como, quando é feito, o processo é muito custoso, demanda uma descontaminação dispendiosa e envolve produtos que podem ser muito tóxicos e poluentes, Assim, a maioria das esponjas acaba mesmo é no lixo comum.

Existe, no entanto, uma alternativa acessível, barata e de fácil manipulação: a bucha vegetal.

A bucha, botanicamente, é o fruto seco descascado de uma cucurbitácea (da família das abóboras), uma trepadeira cujo nome científico é Luffa cylindrica. Ela é bastante conhecida no Brasil por sua utilidade como esponja de banho, mas ainda vemos pouca gente usando na cozinha. No entanto, ela tem múltiplas vantagens em relação às esponjas plásticas: se contamina menos, risca menos as louças, dura muito mais, é biodegradável e é compostável.

Além de ser muito mais bonita :)