Leites de cereais (vários)

INGREDIENTES

  • 100 g de arroz integral ou de grãos de aveia, cevada, centeio, trigo, painço ou alpiste (com casca)
  • 1 l de água filtrada

MODO DE FAZER

  1. Hidratar as sementes em água filtrada por 8 a 12 horas
  2. Germinar no ar por 12 a 24 horas; enxaguar e trocar a água duas vezes por dia, lavando bem (sacudir as sementes na água e trocar cerca de 5 vezes - veja mais em Germinação de sementes)
  3. Descartar a água do molho; enxaguar com água fresca
  4. Bater as sementes com a água no liquidificador até triturar completamente
  5. Coar em uma peneira fina ou espremer em um coador de pano
  6. Servir/usar imediatamente ou conservar em geladeira em uma garrafa de boca larga

 

Leite de milho

  • 100 g de milho em grãos ou milho de pipoca (um copo)
  • 1 l de água filtrada

MODO DE FAZER

  1. Hidratar as sementes na água por 8 a 12 horas
  2. Germinar no ar por 24 a 48 horas; enxaguar e trocar a água duas vezes por dia
  3. Fazer o mesmo procedimento acima.

 

Leites de cereais têm uma alta proporção de amido, e por isso tipicamente engrossam ao serem aquecidos. Esses leites são ideais quando o espessamento é desejado (mingaus, pudins, brownies etc.), mas não funcionam tão bem em preparações quentes que devam permanecer líquidas (chocolate, cappuccino, canjica...). Podem ser usados, no entanto (e ficam deliciosos!), para café com leite, tchai ou chocolate, desde que o leite seja utilizado frio. Sugiro sempre usar água gelada na fabricação destes leites, principalmente para o de aveia, pois isso diminui a formação de “gosma” e facilita a coagem.

 

Todos os cereais pertencem à família botânica Poaceae. Todos produzem leites saborosos, como o arroz (Oryza sativa e outras espécies), aveia (Avena sativa e outras espécies), cevada (Hordeum vulgare), centeio (Secale cereale) e trigo (Triticum aestivum e outras espécies), painço (Panicum miliaceum) e alpiste (Phalaris canariensis).

Todos estes são ricos em proteínas, vitaminas do complexo B, ferro, fósforo, e potássio. Além disso, a aveia tem magnésio e cálcio. A cevada diversos outros minerais, como cálcio, magnésio, zinco, selênio e cobre. Centeio e trigo são ricos em vitaminas E e K, além de cálcio, magnésio, zinco e selênio. O painço tem vitamina C, magnésio e zinco, enquanto no alpiste se encontram vitaminas E e A e cálcio.

O milho (Zea mays) é rico em proteínas, vitaminas do complexo B, vitamina A, e minerais como ferro, magnésio, fósforo, potássio e zinco.