Leite de girassol

INGREDIENTES

  • 50 g de sementes de girassol sem casca ou 100 g de sementes com casca
  • 1 l de água filtrada

MODO DE FAZER

  1. Hidratar as sementes em água filtrada por 8 a 12 horas
  2. Girassol sem casca: usar as sementes diretamente após esta hidratação (um volume de sementes hidratadas para quatro volumes de água)
  3. Girassol com casca: germinar as sementes no ar por 24 a 48 horas, lavando bem (sacudir as sementes na água e trocar cerca de 5 vezes - veja mais em Germinação de sementes)
  4. Descartar a água do molho; enxaguar com água fresca
  5. Bater as sementes com a água no liquidificador até triturar completamente
  6. Coar em uma peneira fina ou espremer em um coador de pano
  7. Servir/usar imediatamente ou conservar em geladeira em uma garrafa de boca larga

 

Leite de girassol é um dos mais maravilhosos. Fácil de fazer, super nutritivo (como todos!), e um dos mais baratos. Pode ser feito com girassol com casca (sim, aquele que é comida de passarinho) ou com girassol descascado (que algumas pessoas chamam de “pepita de girassol”). Eu prefiro sempre usar sementes orgânicas ou agroecológicas, mas girassol pode ser encontrado com relativa facilidade no comércio comum também. Para o girassol com casca, a dica é comprar em lojas de produtos para animais. Inclusive, eu soube que as sementes para animais têm menos agrotóxicos do que as destinadas ao consumo humano, porque os pássaros são mais sensíveis que nós. Ainda não consegui confirmar de fonte segura, mas achei uma informação interessante. Muito triste, mas para quem ainda não tem acesso a comida sem veneno, interessante...

Quanto a comprar comida sem agrotóxicos, é um mito pensar que só a elite pode fazer isso. Procure uma feira agroecológica perto de você, descubra os pequenos produtores da sua região, faça compras coletivas... Existem meios de se ter acesso a comida de qualidade sem ceder à exploração do mercado. E é transformador. Faz bem para você e para o planeta.

Sementes de girassol (Helianthus annuus, Asteraceae) são ricas em proteínas, vitaminas do complexo B, magnésio, fósforo, ferro, cálcio, potássio e zinco, sendo uma importante fonte de vitamina E.