Leites de sementes frescas (abóbora e melão)

INGREDIENTES

  • 1 copo de sementes de abóbora ou melão frescas
  • 1 l de água filtrada

MODO DE FAZER

  1. Se desejar, lavar bem as sementes, retirando os resíduos de polpa (eu prefiso usar as sementes de melão sem lavar, com todos os resíduos de polpa)
  2. Bater as sementes com a água no liquidificador até triturar completamente
  3. Coar em uma peneira fina ou espremer em um coador de pano
  4. Servir/usar imediatamente ou conservar em geladeira em uma garrafa de boca larga

 

Leites de sementes frescas são o máximo da praticidade e da economia. Por serem frescas, essas sementes não precisam ser colocadas de molho – lembre que o molho tem por objetivo despertar as sementes da dormência, eliminando os fitatos que são substâncias protetoras das sementes e nocivas para a saúde humana. Sementes frescas não têm fitatos, elas são cheias de nutrientes e estão no máximo de seu vigor, força e poder nutritivo. Atenção particularmente com as sementes de abóbora, que contém compostos medicinais que em alta concentração podem ser tóxicos, então não devem ser deixadas de molho nem frescas e nem secas.

Eu apresento aqui as receitas de leite de sementes de abóbora e de melão, mas se conseguir juntar as sementes de melancia também dá para fazer um leite delicioso. Você pode escolher entre deixar os “fiapinhos” que retém as sementes, o que torna o leite mais adocicado e às vezes colorido, ou lavar bem as sementes antes de prepará-las, produzindo assim leites de sabor mais neutro. Minha receita básica é 1 copo (pequeno, 100-150 ml) de sementes para 1 litro de água filtrada, mas na prática eu uso o conteúdo em sementes de um fruto médio (melão ou abóbora) para 1 litro de agua. Se o fruto for muito grande ou muito pequeno, ou dependendo da quantidade de sementes, eu ajusto a quantidade de água, e sempre fica bom. Esses leites podem ser bebidos puros, são uma delícia com chocolate, ou podem ser usados para qualquer preparação culinária.

Por dispensarem o molho, leites de sementes frescas são muito rápidos de se fazer; por serem feitos com sementes que frequentemente são jogadas fora, eles permitem aproveitar ao máximo todos os nutrientes dos vegetais consumidos, e têm custo zero. Além disso, são muito saborosos! É só vantagem!!

 

Leite de sementes de abóbora 

Sementes de abóbora (Cucurbita spp., Cucurbitaceae) são ricas em proteínas, vitaminas do complexo B, C, E e K, magnésio, fósforo, zinco, ferro, potássio e cálcio, além de fitoesteróis e antioxidantes.

Essas sementes nunca devem ser germinadas, nem colocadas de molho para iniciar a germinação, pois elas têm um componente vermífugo que é potencializado, podendo se tornar tóxico e causar intoxicação, provocando sintomas como dor de cabeça, mal estar, náuseas, vômitos etc.

Use sementes lavadas se quiser um sabor neutro e cor clara; mas se quiser pode deixar os resíduos de polpa, e neste caso o leite será levemente adocicado e terá cor alaranjada.

 

Leite de sementes de melão

Sementes de melão (Cucumis spp., Cucurbitaceae) são ricas em proteínas, vitamina C, ferro e magnésio.

Por outro lado, há relatos de que elas sejam inibidoras da monoamina oxidase (IMAO), o que significa que podem aumentar a disponibilidade da noradrenalina e da serotonina devido à inibição da enzima responsável pela degradação destes neurotransmissores no meio intracelular. Ou seja, a combinação de um IMAO com certos medicamentos, estimulantes e psicoativos acentua o efeito destas substâncias e faz com que elas demorem mais tempo para serem expelidas do corpo. Como exemplo, há relatos de que café combinado com leite de sementes de melão pode causar crises de insônia ou ansiedade em algumas pessoas. Na dúvida, sugiro cuidado!