Farofa de okara

INGREDIENTES

  • 200 g de okara fresca ou desidratada (de amêndoas, avelãs, amendoim, castanhas, coco, girassol ou outra)
  • ½ cabeça de alho
  • 1 c.cf. de sal marinho
  • ½ maço de salsa picada
  • azeite para refogar

MODO DE FAZER

  1. Se necessário, esfarinhar a okara com um garfo ou com as mãos
  2. Picar a salsa; reservar
  3. Picar ou amassar o alho
  4. Refogar o alho no azeite em uma frigideira larga
  5. Juntar a okara
  6. Torrar a okara em fogo baixo até ela começar a dourar, mexendo sempre
  7. Juntar o sal; misturar bem
  8. Desligar o fogo
  9. Acrescentar a salsa; misturar bem

 

Todas as pessoas que fazem leite vegetal em casa mais cedo ou mais tarde se deparam com a questão de como reaproveitar os resíduos da produção de leite – que eu chamo de “okaras”, um termo que serve para designar os resíduos do preparo do leite de soja, mas que por extensão hoje costuma ser usado para os resíduos da produção de leites vegetais em geral. Existem muitas maneiras de aproveitar esses resíduos, cheios de nutrientes, e uma das mais fáceis (e mais gostosas) é fazer farofa!

Você pode misturar a okara na farinha de mandioca, juntar cebola, banana ou os ingredientes que preferir. Mas a forma como eu mais gosto é a receita que apresento aqui, usando só okara, sem mistura, simplesmente temperando com alho e uma salsinha. Você pode aproveitar vários tipos de okara para isso: amendoim, castanhas, coco, girassol, amêndoas, avelãs, ou outra. E pode usar ela fresca, congelada ou desidratada (conservada como farinha). Vale a pena tentar, fica uma delícia!!

Agora, se você não é da turma que faz leite vegetal em casa, que tal pensar em começar? É muito fácil, muito gostoso, infinitamente mais barato e mais saudável que o leite comercial, e ainda permite o aproveitamento dos restos. É só vantagem!