Ervas mediterrâneas

INGREDIENTES

  • alecrim 
  • tomilho 
  • louro

MODO DE FAZER

  1. Juntar ramos de alecrim, tomilho (frescos ou congelados) e louro (fresco ou seco) proporções mais ou menos iguais
  2. Se não tiver, misturar as ervas secas
  3. Colocar na panela soltos ou amarrados em um feixe com um barbante
  4. Se desejar, retirar ao final do cozimento

 

Essa é a minha combinação personalizada de ervas mediterrâneas/provençais. Eu uso em uma grande diversidade de pratos, sejam cozidos, assados ou sopa. Combina com praticamente qualquer legume.

Alecrim (Rosmarinus officinalis, Lamiaceae) - Nativo do Mediterrâneo, ocorre na garrigue. É um tempero típico da culinária provençal.

Rico em vitaminas A e C e em cálcio, ferro e magnésio. Utilizam-se as folhas frescas ou secas, geralmente inteiras, em preparações cozidas, assadas ou em infusão. Usado em sopas, ensopados, massas, pizzas, etc (início do cozimento).

Tomilho (Thymus vulgaris, Lamiaceae) - Nativo do Mediterrâneo, ocorre na garrigue. Também é típico da culinária provençal.

Rico em vitaminas A e C, ferro, cálcio, potássio e magnésio. Utilizam-se as folhas inteiras, frescas ou secas, em preparações geralmente cozidas ou assadas ou em infusão. Usado em sopas, ensopados, massas, pizzas, etc (início do cozimento). Combina bem com batatas, tomate, limão etc.

Louro (Laurus nobilis, Lauraceae) - Nativo da Ásia menor e do Mediterrâneo.

Rico em vitamina A, cálcio, ferro, magnésio e potássio. Utilizam-se as folhas inteiras, secas ou frescas, em preparações cozidas ou assadas ou em infusão. Pode ser usado em sopas, ensopados, assados, leguminosas, cereais etc (início do cozimento).