Quiabo assado

INGREDIENTES

  • 500 g quiabo
  • 1 c.s. de orégano ou tomilho
  • 1 c.cf. de sal grosso, sal marinho ou sal de pimenta
  • azeite para regar

MODO DE FAZER

  1. Lavar os quiabos, deixando-os inteiros; cortar as duas extremidades
  2. Colocar em uma travessa refratária
  3. Desfolhar o orégano ou tomilho; salpicar
  4. Salpicar o sal; misturar bem
  5. Regar com azeite
  6. Assar em forno médio a alto por cerca de 30-40 minutos, mexendo regularmente

 

  • A mesma receita pode ser feita substituindo o quiabo por jiló; neste caso, fatiar os jilós em tiras finas e seguir a mesma preparação

 

O quiabo é um legume frequentemente discriminado. Assim como o jiló, ele figura no topo de qualquer lista de alimentos mais detestados. A mera ideia de “baba” faz com que muitas pessoas não queiram nem provar, não importa o prato em que ele apareça – ainda que seja essa mesma baba que o faz ser apreciado por outra parcela da população. Ao longo da vida, já presenciei discussões acaloradas sobre como tirar a baba do quiabo, ou sobre como o quiabo na verdade é melhor com baba... Mas não venho aqui participar desta discussão, pois me posiciono como alguém que aprecia quiabo, com ou sem baba.

De todo modo, a receita sugerida aqui é sequinha, crocante, de sabor intenso e surpreendente – muito longe do que qualquer um, apreciador ou não, espera de um prato com quiabo. E pode, inclusive, ser feita com jiló. Pode servir como acompanhamento ou, como fazemos com mais frequência, aperitivo; é um excelente petisco para uma recepção informal. Ela me foi apresentada por minha tia querida, maga das panelas e das misturas verdes e inusitadas, e em sua casa era sempre servido acompanhado de uma cervejinha. Imbatível.

(foto @CelsoPereira)