Sabão para lavar roupas

INGREDIENTES

  • 500 g de sabão de coco, palmiste ou artesanal em barra
  • 100 g de bicarbonato ou percarbonato de sódio

MODO DE FAZER

  1. Ralar o sabão em um ralador grosso ou processador
  2. Juntar bicarbonato de sódio
  3. Misturar bem
  4. Transferir para um recipiente adequado ao uso; conservar em local fresco e seco
  5. Utilizar cerca de 2 c.s. (30 g) para uma máquina de lavar roupas cheia

 

 

Quando se fala do uso de sabão numa casa, não se pode esquecer a lavagem de roupas. A área de serviço é um dos locais mais perigosos do espaço doméstico, pois a maioria dos produtos de limpeza convencionais são extremamente tóxicos. Sabões em pó, assim como sabões de roupas líquidos, embora pareçam inofensivos, não o são. Todos eles são feitos com tensoativos sintéticos, contendo sequestrantes e quelantes, frequentemente fosfatados, e uma alta diversidade de aditivos (alvejantes, branqueadores, tamponantes, enzimas, corantes, perfumes etc. etc.). Esses compostos aumentam a eficácia e barateiam os custos, mas em compensação podem ser altamente poluentes e agredir muito a pele, principalmente para quem tem maior sensibilidade.

Mais uma vez, eu fui buscar alternativas no sabão de coco. Por serem fabricados com ingredientes naturais, e não derivados de petróleo, os sabões em barra são os mais viáveis ecologicamente, pois causam muito menos impactos ambientais que outros produtos detergentes. A vantagem do sabão de coco (ou de palma) em relação a outros sabões em barra é o tipo de óleo utilizado, pois o óleo de coco ou palmiste produz mais glicerol, o que significa ao mesmo tempo que a produção de sabão é mais eficiente e que o sabão produzido é mais umectante.

O ideal, naturalmente, é procurar um sabão de coco ou palmiste que seja o mais natural possível, sem aditivos, de preferência artesanal. Ele sempre terá algum impacto sobre o ambiente, mas certamente será uma opção mais sustentável, e muito menos agressivo para a saúde de quem for usar as roupas lavadas.

Uma rápida busca na internet permitirá encontrar diversas receitas de sabão de coco líquido para lavar as roupas, numa receita semelhante à que eu uso para fazer detergente de louças e que leva sabão de coco, água, álcool, bicarbonato de sódio e óleo essencial. Eu testei algumas destas receitas mas não me adaptei, pois achei que o custo-benefício em termos de trabalho envolvido não compensava. Por isso, acabei optando por um sabão “em flocos”, que eu produzo simplesmente ralando o sabão de coco e misturando com bicarbonato. O resultado é muito eficiente, e o trabalho envolvido na preparação muito mais simples.

Lembrando que ele não faz muita espuma, mas isso não é um problema, não se preocupe. A ideia de que o sabão limpa mais quanto mais espuma ele fizer está muito arraigada nas nossas mentes, e tanto que a maioria dos sabões industriais contém aditivos para espumar mais. No entanto, espuma nada mais é do que bolhas de ar; a capacidade de formar ou não espuma é indiferente para o potencial de limpeza.