Legumes no vapor

INGREDIENTES

  • 2 batatas
  • 2 cenouras
  • 1 nabo redondo
  • 1 chuchu
  • 1 batata doce
  • 1 inhame
  • 2 cebolas pequenas
  • 2 talos de salsão

MODO DE FAZER

  1. Cortar todos os legumes em pedaços grandes; deixar as cebolas inteiras ou, se forem muito grandes, cortar pela metade
  2. Cozinhar no vapor por cerca de 10-15 minutos ou até amaciar
  3. Servir acompanhado de vinagrete, azeite e sal ou o molho de sua preferência

 

Uma refeição básica no Brasil raramente é composta por menos do que 3 ou 4 itens dividindo o prato: arroz, feijão, um legume, uma “proteína”, frequentemente uma salada, e por aí vai. E muita gente argumenta que isso é imprescindível, porque a gente teria que compor o equilíbrio da pirâmide alimentar em cada prato. Eu no entanto defendo que isso não é tão importante assim, pois a boa saúde e o bom funcionamento do organismo podem ser garantidos com a ingestão das diferentes categorias de alimento ao longo do dia, e mesmo ao longo da semana.

Aqui em casa há muitos anos adquirimos o hábito do “prato único”, ou eventualmente uma sequência de pratos separados (entrada e prato principal). No almoço, a salada aparece como entrada, e nunca a servimos no mesmo prato da comida quente. E o prato principal muitas vezes é bastante simples – como no caso desta receita, em que a refeição é composta unicamente por legumes no vapor. Que gostamos de temperar simplesmente com azeite e sal ou com vinagrete, e comemos acompanhado de uma fatia de pão, como os franceses. Pode parecer pouco para quem está acostumado a refeições mais substanciosas, mas asseguro-lhes, é plenamente satisfatório. A refeição fica colorida, cheia de vitaminas e minerais, tem proteínas, tem carboidratos... e é muito gostosa!

Eu sugiro abaixo uma receita básica, mas na verdade esse é um prato composto por legumes variados, então altere a composição de acordo com sua preferência ou com os legumes que tiver na geladeira

E é claro que se você é adepto do bom e velho arroz-com-feijão, pode usar esta receita como acompanhamento. Mas experimente deixar-se tentar pela simplicidade dos legumes cozidos apenas no vapor – você vai descobrir sabores surpreendentes.