Gersal

INGREDIENTES

  • 200 g de gergelim
  • 1 c.cf. de sal marinho

MODO DE FAZER

  1. Colocar o sal a seco em uma frigideira larga a fogo baixo
  2. Secar o sal mexendo constantemente
  3. Acrescentar o gergelim; aumentar o fogo para médio
  4. Torrar, mexendo sempre, até começar a pipocar
  5. Bater no liquidificador ou amassar em um pilão
  6. Conservar em um vidro de boca larga fechado hermeticamente
  7. Acrescentar à comida polvilhando a gosto por cima, sempre na finalização dos pratos ou diretamente à mesa

 

Gersal é uma mistura de sementes de gergelim e sal marinho torrados e moídos. De origem japonesa, é originalmente chamado de gomasio, palavra formada por goma 胡麻 = gergelim (linhaça estrangeira) + shio 塩 = sal. Para mim é o tempero perfeito, pois combina absolutamente com tudo!! Na comida, traz um salgadinho enriquecido do sabor e das proteínas do gergelim – pode ser usado em pratos quentes ou frios, em sopas, saladas, ensopados, e fica perfeito com arroz. No pão, misturado só com azeite ou com uma manteiga vegana e melado (sim, tudo junto!), fica um lanche surpreendente. E até na colher, para os momentos de gula irrestível...

O gersal foi popularizado no Brasil porque era muito utilizado na culinária macrobiótica, e seu uso costuma ser recomendado para reduzir o sal refinado e como complemento alimentar, por ser benéfico para a saúde. Além de ser rico em proteínas, gorduras insaturadas e fibras, o gergelim é uma excelente fonte de cálcio e vitamina E, além de ter também vitaminas do complexo B e diversos outros minerais (ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco e selênio).

No entanto, aqui em casa nossa principal razão para usar é porque é muito gostoso mesmo! Inclusive, a minha receita de gersal, dada abaixo, leva muito pouco sal, porque temos o hábito de salgar pouco os alimentos e gostamos de realçar o sabor do gergelim. Então se você preferir um tempero mais salgado, aumente a quantidade de sal.