Brigadeiro

INGREDIENTES

  • 1 copo (c. 200 g) de leite condensado
  • 1 c.s. de cacau em pó
  • 100 g de chocolate amargo

MODO DE FAZER

  1. Quebrar o chocolate em pedaços
  2. Misturar leite condensado, cacau e chocolate picado em uma panela pequena
  3. Derreter em fogo brando, mexendo sempre, até começar a ferver e descolar da panela
  4. Servir em uma travessa de onde se pode comer diretamente, em taças ou copinhos individuais ou enrolar em bolinhas

 

  • Para apresentar em formato de brigadeiro tradicional: deixar esfriar (na geladeira ou em temperatura ambiente); retirar pequenas porções da massa com uma colher de chá; enrolar entre as palmas das mãos (untar as palmas com óleo de coco ou outra gordura vegetal se necessário); finalizar passando em chocolate granulado, cacau em pó, nibs, coco ralado, castanhas trituradas ou qualquer outra cobertura que preferir.

 

Sim, pessoas veganas também gostam de doces, podem adorar chocolate e se encantar com o docinho mais famoso do Brasil... cujo nome, reza a lenda, seria uma homenagem a um brigadeiro bem apessoado que foi candidato à presidência da República nos idos anos 1940.

Mas brigadeiro está intimamente associado a leite condensado – e apesar de ter crescido em uma família na qual era comum beber leite condensado direto da lata, eu sempre achei essa guloseima muito doce. Antes do veganismo, eu fazia brigadeiro “traçando” uma lata de leite condensado com uma lata de creme de leite, e depois do veganismo passei a fazer somente com creme de leite vegetal e chocolate em barra veganos. Fica “gourmet”, fica delicioso, mas é verdade que parece mais uma trufa do que o tradicional brigadeiro.

Até que, recentemente, descobri o leite condensado vegetal (veja aqui), e cheguei a essa receita que se tornou a nossa preferida. No entanto, devo confessar que “quem sai aos seus não degenera”, e tanto leite condensado quanto brigadeiro, aqui em casa, costumam levar muito pouco açúcar. Mas isso sendo questão unicamente de gosto pessoal, você pode adaptar suas receitas para fazê-las mais doces, bastando para isso aumentar a dose de açúcar recomendada no leite condensado ou usando um chocolate menos amargo para o brigadeiro.