Doce de cascas de cítricos

INGREDIENTES

  • cascas de laranja, tangerina, limão ou outros cítricos (pode ter restos de polpa)
  • açúcar (metade do peso de açúcar em relação às cascas)
  • especiarias a gosto (canela, cravo, cardamomo, aniz estrelado, pimentas etc) (opcional)
  • água q.b.
     

MODO DE FAZER

  1. Colocar as cascas em uma panela com duas vezes o volume de água
  2. Ferver por c. 20-30 minutos para tirar o amargor
  3. Escorrer; pode deixar esfriar
  4. Cortar em tiras finas
  5. Juntar em uma panela cascas, açúcar, especiarias e cerca de duas vezes o volume de água
  6. Cozinhar em fogo baixo; mexendo frequentemente, até amaciar; não deixar a calda secar
  7. Se quiser conservar fora da geladeira, envasar quente em um vidro de fechamento hermético (seguir orientação da aba  “Conservação de geleias, compotas e doces”)

 

Reaproveitar alimentos é coisa séria! A nossa sociedade desperdiça uma enorme quantidade de alimentos. Isso não só significa menos comida na mesa (e um custo maior pela comida que nos chega), como um aumento significativo da quantidade de lixo produzido, gerando poluição do ar, da terra e das águas. Então reaproveitar restos de comida e utilizar cascas, talos e outras partes dos vegetais que são frequentemente consideradas como “não comestíveis” é uma atitude importante não somente para o seu bolso e a sua saúde, mas também para o planeta!

Das muitas cascas que podem ser reaproveitadas, as cascas de cítricos talvez sejam ao mesmo tempo as mais negligenciadas e as mais versáteis. Com cascas de limão, laranja, tangerina, lima, toranja e outras frutas cítricas se podem fazer doces, chás, temperos para pratos doces e salgados, essências, perfumantes, escalda-pés e até produtos de limpeza!

Essas cascas são cheias de nutrientes, contendo mais vitamina C do que os próprios frutos, além de bastante cálcio, potássio, antioxidantes e limoneno, um terpeno multi-tarefa que além de bactericida, fungicidas e outros, é comprovadamente medicinal, combatendo várias doenças. É verdade que a vitamina C é extremamente volátil e uma boa parte é perdida no cozimento, e é verdade também que se precisaria comer muitas cascas para chegar a quantidades significativas de nutrientes, mas ninguém está tentando suprir déficit nutricional com cascas não é? O importante aqui é saber que as cascas não são apenas “comestíveis”, elas são muito saudáveis! Ou seja, consumindo cascas você estará fazendo bem não só para a saúde do planeta, mas também para a sua, além de trazer alegria ao seu paladar!

Eu reaproveito cascas de várias maneiras, e esse doce foi a minha mais recente descoberta. Eu sempre armazeno as cascas de cítricos em um vidro com água na geladeira ou congelo para durar mais tempo. Nessa ocasião, eu já tinha muitas cascas armazenadas e não precisava de nenhuma das coisas que faço habitualmente (cascas cristalizadas, essência, desinfetante), então tive a ideia de fazer um doce em calda, tipo compota, e desenvolvi essa receita. Ficou extremamente saboroso!

Vai começar a faltar cascas aqui, com tantas possibilidades incríveis!